terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dia Mundial da Alimentação Saudável

O CEJMS direcionou suas práticas educativas no dia 16 de outubro para a temática da alimentação saudável, a propósito do Dia da Alimentação Saudável.

O professor Antonio Marcos (História) ministrou aula multidisciplinar, com auxílio das tecnologias disponíveis na escola, para a 2ª série “C”, sobre a Pirâmide Alimentar, dando ênfase ao conceito de pirâmide alimentar, à distribuição dos alimentos e comparação entre a antiga e a nova pirâmide.

A professora Wanda Clea (Geografia) ministrou aula na 2ª série “B” voltada também para a Pirâmide Alimentar, com ênfase para a obesidade.
O professor de matemática, Paulo Sérgio, trabalhou na 1ª série “B” a temática sobre o reaproveitamento de alimentos e confecção de receitas a partir de cascas de frutas, algumas receitas confeccionadas pelos próprios alunos.
Profª Jandysse Maura com alunos do ensino fundamental
A professora Jandysse Maura, por sua vez, abordou os seguintes temas: enfermidades decorrentes da alimentação inadequada e transtornos alimentares, nas turmas do 6º ao 9º ano. A professora implementou o tema com a divulgação de vídeos, realização de debates e a confecção de trabalhos de colagens.
Profº Ronaldo
O professor de Língua Portuguesa, Ronaldo de Souza, privilegiou junto aos alunos das 3ª séries do ensino médio um estudo das rotulagens de alimentos, com o objetivo de esclarecer sobre o valor de calorias, as gorduras trans, glúten e os conservantes contidos nos alimentos. Os alunos trouxeram variados rótulos para serem analisados conforme os padrões da ANVISA.

Leuza (3ª 'B')

Luiz (3ª 'B')
As professoras Solange Elizângela (matemática) e Sueli de Sousa (Artes), desenvolveram suas atividades na 1ª série “C” e no 7º ano, respectivamente, falando sobre a importância da nutrição na adolescência, a partir dos seguintes objetivos: 1) abordar sobre os hábitos alimentares dos adolescentes, seus determinantes e suas consequências; 2) orientar quanto a melhor conduta alimentar na adolescência, caracterizada por intensas mudanças corporais e psicossociais; 3) o que é a adolescência; 4) necessidades nutricionais dos adolescentes; 5) perfil alimentar dos adolescentes; e 5) doenças relacionadas e dicas para uma alimentação adequada.
Profª Sueli
O professor Francisco Sulo (filosofia e sociologia), por sua vez, desenvolveu suas atividades na 2ª série “A”, com o foco voltado para as determinações legais envolvidas na alimentação escolar, seja do ponto de vista dos recursos que a compõe, seja da importância da composição, prevista em lei, de alimentos originários da agricultura familiar, que contribuem para uma alimentação mais saudável no interior da escola.
Profº Francisco Sulo

Houve uma participação ativa dos alunos em todas as aulas voltadas para a temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário