terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vereadores na sala de aula

Vereador Jesus Tadeu sendo entrevistado por alunos da 2ª 'C'

Para dinamizar as aulas de Filosofia e Sociologia do quarto bimestre, que tratam de temáticas relacionadas à política e cidadania, dentre outras, o professor Francisco Sulo confrontou dois vereadores locais com duas turmas do ensino médio.




Alunos da 2ª 'A' entrevistam o vereador Marquinhos
Tratou-se de uma tentativa de se aproximar escola e políticos profissionais num contexto que transcendesse os períodos eleitoreiros e, ainda, como forma de informar melhor os alunos sobre as atividades dos legisladores.




A sistemática do confronto se deu depois de discutidos os temas de democracia e participação política na CF/88 em sala de aula. No tema democracia foi dada ênfase ao modo como se constituíram as relações democráticas no Brasil levando-se em conta o tipo histórico conhecido a partir da obra de Sérgio Buarque de Holanda como o “homem cordial”, que impõe os padrões de funcionamento da esfera familiar, caracterizada pelo paternalismo e a afetividade, aos espaços públicos. No tema participação política na CF/88 discutiram-se a proveniência popular do poder político e os dispositivos que favorecem a democracia direta. As perguntas direcionadas aos vereadores foram fundamentas nessas discussões e tinham como objetivo perceber o domínio técnico das informações constitucionais básicas sobre os direitos políticos por parte dos vereadores e, ainda, compreender até que ponto estão eles embebidos pela histórica cultura política brasileira denunciadora da atualidade do homem cordial.

Os vereadores foram escolhidos pelos próprios alunos e as perguntas não tinham o simples objetivo de desmascará-los, mas de servir para a compreensão de fenômenos políticos brasileiros importantes do ponto de vista de sua historicidade e permitir o contato entre alunos e políticos, em geral considerados em sua totalidade como corruptos e distantes do povo, exceto em época de eleição. 

Texto: Francisco Sulo

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