domingo, 27 de novembro de 2011

Um pouco de História local

Um dos ofícios de historiador é a escrita, o que nem sempre é tarefa das mais fáceis. E para exercitar essa parte de grande importância, propus aos alunos do 1°ano (A) a seguinte atividade: escrever a sua versão da história do Tocantins (assunto do bimestre). A título de socialização, neste post selecionamos dois textos produzidos que seguem.
***********************

História do Tocantins – por Adriana Martins Santos
O nome “Tocantins” com certeza vem do rio Tocantins, que serviu como caminho para o desbravamento da região norte de Goiás.
Região essa que nas décadas de 1730 e 1740 recebeu grande fluxo de pessoas, de todos os lados. Todas essas pessoas tinham o objetivo de enriquecer com a mineração e depois voltar ao lugar de origem. Essas pessoas formaram os primeiros arraiais da região norte de Goiás.
Como a maior parte desses mineiros eram homens brancos, solteiros ou sem a família, muitos se misturaram com os índios e os negros. E no século XVIII os mestiços já eram grande parte da população. Outro objetivo desses mineiros era o de possuir escravos e assim poder requerer uma data, ou seja, um terreno.
O negro era a mão-de-obra básica da extração do ouro ao carregamento nos portos. E, além disso, uma mercadoria de grande valor. Era a quantidade de escravos que determinava o valor do imposto pago pelo mineiro à Coroa.
Mas como tudo o que é bom, o ouro acabou e aí a agropecuária passou a ser a economia de subsistência, do atual estado do Tocantins.
Em 1809 a Capitania de Goiás foi dividida em duas comarcas e isso foi o marco inicial da luta pela emancipação do estado.
Com certeza, o povo do Tocantins muito lutou e ainda luta pelo desenvolvimento da economia do estado do Tocantins.

************************
História do Tocantins – por Ian da Costa Mota
O povoamento do Tocantins inicialmente se deu devido ao descobrimento de ouro no estado, pois como se localizava entre Cuiabá (Mato Grosso) e Minas Gerais, que já tinha sido descoberta grande riqueza de ouro em seu território, o Tocantins (inicialmente Goiás) possuía muito ouro na região, assim começou a instalação de pessoas vindas de outras regiões originando os arraiais.
 Os arraiais foram aumentando, pois o descobrimento de ouro tornou-se cada vez mais intenso, contudo os donos de propriedades privadas, ou mesmo os lideres dos arraiais começaram a utilizar a mão escrava como base, para o desbravamento da região em busca do ouro.
Dessa forma o negro não era visto como cidadão, mas sim como uma máquina que deveria apenas obedecer aos comandos do patrão.

Quando o ouro chegou ao fim, ou melhor, ficou difícil de encontra-lo, os habitantes começaram a procurar uma nova forma de sobrevivência, como resultado surgiu a agricultura que persiste até hoje, outro fato importante é que o cruzamento da mulher negra com os homens brancos, ou mesmo com diferentes povos originou a diversidade de raças existentes hoje no território.

**************
post: Gleison Gomes

Um comentário:

  1. Muito legal!

    Esta história do Tocantins pré-1988 me era totalmente desconhecida, mas neste pude me inteirar um pouco mais dela.

    Lamentável saber que após o ciclo aurífero os fazendeiros de gado praticamente expulsaram os índios para ficar com suas terras - aliás, isso aconteceu praticamente em toda a extensão do território nacional. Tribos como a dos Akroá foram totalmente extintas, em razão desse sistema de exploração cruel.

    Outro fato desagradável de se saber é que quando Teotônio Segurado criou uma Junta Provisória de governo na Comarca do Norte a grande maioria dos líderes de arraiais tinha em conta mais as vantagens pessoais do que o movimento separatista - aliás, parece que nossos políticos descendem diretamente daqueles.

    Movimentos como a Cenog, entretanto, demonstram que a História do Tocantins não é feita só de interesses pessoais individuais.

    Valeu, Gleison, Adriana e Ian!

    ResponderExcluir