Uma das principais dificuldades em se ensinar história para os nossos alunos reside num certo "distanciamento" dos fatos. O alunado, por vezes, alega "mas o que isso (conteúdo) vai agregar a minha vida"?
Mas já algum tempo a história deixou de ser positivista (presa aos documento oficiais e os personagens "heróis") rumando para o campo da história cultural. Esta vem como uma lupa, dar visibilidade as chamadas "micro-histórias", ou seja, uma história local, com personagens do cotidiano, que também são sujeitos da história.
E mais do que nunca a iniciativa de ir até aos dessa comunidade é pertinente, afinal a história está por aí, esperando que alguém a escreva.
Ficam os méritos ao Marcos e Sulo. Só lamento não ter ido...afinal estava em sala de aula, no cumprimento do dever! valeu!
Uma das principais dificuldades em se ensinar história para os nossos alunos reside num certo "distanciamento" dos fatos. O alunado, por vezes, alega "mas o que isso (conteúdo) vai agregar a minha vida"?
ResponderExcluirMas já algum tempo a história deixou de ser positivista (presa aos documento oficiais e os personagens "heróis") rumando para o campo da história cultural. Esta vem como uma lupa, dar visibilidade as chamadas "micro-histórias", ou seja, uma história local, com personagens do cotidiano, que também são sujeitos da história.
E mais do que nunca a iniciativa de ir até aos dessa comunidade é pertinente, afinal a história está por aí, esperando que alguém a escreva.
Ficam os méritos ao Marcos e Sulo. Só lamento não ter ido...afinal estava em sala de aula, no cumprimento do dever! valeu!
Gleison