domingo, 1 de setembro de 2013

CEJMS em expedição



Profº Antonio Marcos e Iraene


Profº Francisco Sulo e Iraene

Na manhã deste sábado, 31 de agosto, os professores Francisco Sulo e Antonio Marcos estivemos acompanhando a aluna Iraene (2ª “A”) numa expedição com o objetivo de levantar informações para a elaboração de um projeto para ser apresentado na próxima edição do programa Jovem Deputado. A ideia de Iraene é que algum projeto que enfatize o valor do turismo cultural e ecológico seja elaborado, considerando a importante riqueza cultural e ecológica que existe em nosso município.


Castanheira
Bacurizeiro
A viagem foi muito interessante ao possibilitar um contato com esses elementos. Na oportunidade pudemos apreciar o valor de algumas práticas culturais associadas ao trabalho das comunidades da zona rural, além de relembrar momentos anteriores onde essas características eram mais presentes.

Foi possível reviver, por exemplo, o contato com árvores raras em nosso município, quando noutro momento sombreavam grandes extensões de terra. É o caso do bacurizeiro e da castanheira, ainda encontradas mas raramente. É possível, entretanto, perceber muitos bacurizeiros que crescem em grandes extensões em algumas propriedades, ao lado de cupuaçuzeiros.

Comunidade Carrapixé
A expedição contou também com uma visita à Comunidade Carrapixé, que apresenta traços culturais distintos e interessantes, que pode compor um ponto de um possível itinerário cultural. Essa comunidade será alvo de uma pesquisa a ser realizada por um antropólogo da UFT, que faz parte de um projeto de reconhecimento dessa comunidade como remanescente de quilombolas. O mesmo será feito com as Comunidades Siriaco e Praia Chata.

Lavradores descascando mandioca
Em algumas propriedades nos deparamos com instrumentos e a prática da fabricação de farinha de mandioca. Trata-se de uma atividade laboral à qual se agregaram muitos elementos culturais, como a roda de descascadores, que contam histórias e socializam experiências e as formas específicas de se lidar com a mandioca até a torração. Na oportunidade discutimos com esses trabalhadores a importância dessas práticas e como são desvalorizadas pelos grandes empreendimentos, como a hidrelétrica de Marabá, que está prevista para inundar a região brevemente.


Praia no rio Araguaia

Pudemos ainda fotografar grandes extensões de praias no rio Araguaia, que podem compor um importante ponto de um itinerário turístico na região, prestes também a serem submersas por mais de um inverno seguido.
Texto: Francisco Sulo.

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa. Parabéns aos expedicionários!
    Uma pequena observação sobre uma das espécies arbóreas citadas - o bacurizeiro. O da foto, além de permanecer milagrosamente à beira da estrada desafiando as moto serras, ainda nos brinda com a oportunidade de ver um ninhal de um dos já também raros pássaros, aqui entre nós, chamados recongos. Ainda sobre bacurizeiros, devemos lembrar que os que vemos às margens das estradas, e os que formam densos bosques em alguns lotes dos assentamentos na região da Tobasa são rebrotos, isto é: nasceram de raízes de bacurizeiros cortados há alguns anos. Essa, é mais uma importante característica dessa bela árvore amazônica - rebrota abundantemente - o que contribui para evitar sua extinção.

    ResponderExcluir