sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SOLETRANDO 2013


Concorrentes do Nível I

Foi realizado no CEJMS, na sexta-feira (13), a culminância do projeto SOLETRANDO, organizado pelos professores de Língua Portuguesa: Débora, Francisca e Ronaldo com a colaboração de todos os funcionários da escola. O projeto teve como objetivo incentivar e motivar os alunos através de uma competição saudável a ampliarem o seu vocabulário e compreenderem o significado e a ortografia correta das palavras. A competição foi organizada por níveis, sendo o nível I composto por alunos do 6° e 7° anos, nível II, 8º e 9º anos e nível III da 1ª á 3ª série do Ensino Médio. Os vencedores da disputa foram os alunos Jaqueline (7° ano – 1º lugar), Sângela (7º ano – 2º lugar),  Clarice (8º ano – 1º lugar), Hanânkia (8º ano – 2º lugar) e Andriely (3ª A E.M -  1º lugar) e Erick (2ª C E.M).

Parabenizamos aos vencedores e agradecemos a participação de todos.
Texto: Profª Francisca Bezerra.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Teatro do CEJMS

Peça apresentada na Escola Municipal Boas Novas, no dia 10/09/2013, pelos alunos Lucas, Leuza, Luzileia, Franquinildo e Thainá, da 3ª série "B" do ensino médio do Colégio Estadual Joaquina Maria, sob a orientação do Profº Ronaldo de Souza.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O CEJMS nas comemorações locais do 7 de setembro




O Colégio Estadual Joaquina Mª da Silva esteve presente nas comemorações da Independência, na sexta-feira, 06, através de seus alunos que fizeram algumas apresentações, orientados pela equipe docente. O evento foi capitaneado pela Secretaria Municipal de Educação, que convocou as escolas locais para fazerem apresentações pertinentes.

O voluntário Martins, regendo a fanfarra do CEJMS

A fanfarra, regida pelo voluntário Martins, fez um giro pela cidade e apresentou-se também na Praça Municipal, onde foram realizadas as demais apresentações.

 
Alunos das 1ª "A" e "B" do CEJMS
A aluna Naara Alves (1ª "C") fez uma bela apresentação vocal do hino de Esperantina e os alunos das 1ª séries “A” e “B” cantaram o hino da Independência, orientados pelo profº Antonio Marcos.

 
O deputado jovem e aluno do CEJMS, Ian Mota
O aluno Ian Mota, da 3ª “A” do ensino médio, também deputado jovem, fez uma abrangente exposição do processo histórico que conduziu à independência do Brasil, enquanto a aluna Mayna (2ª “A”) apresentaria, depois, um poema temático.

As alunas Wendy Larisse e Mayna (ao microfone)

Ao final, a aluna Wendy Larissy (2ª “C”) aproveitou para reivindicar lâmpadas para a passagem que dá acesso ao bairro Nova Esperantina, onde está situada a escola.
 
As demais escolas também fizeram apresentações.

Texto: Francisco Sulo.
Imagens: Jandysse Maura. 

domingo, 1 de setembro de 2013

CEJMS em expedição



Profº Antonio Marcos e Iraene


Profº Francisco Sulo e Iraene

Na manhã deste sábado, 31 de agosto, os professores Francisco Sulo e Antonio Marcos estivemos acompanhando a aluna Iraene (2ª “A”) numa expedição com o objetivo de levantar informações para a elaboração de um projeto para ser apresentado na próxima edição do programa Jovem Deputado. A ideia de Iraene é que algum projeto que enfatize o valor do turismo cultural e ecológico seja elaborado, considerando a importante riqueza cultural e ecológica que existe em nosso município.


Castanheira
Bacurizeiro
A viagem foi muito interessante ao possibilitar um contato com esses elementos. Na oportunidade pudemos apreciar o valor de algumas práticas culturais associadas ao trabalho das comunidades da zona rural, além de relembrar momentos anteriores onde essas características eram mais presentes.

Foi possível reviver, por exemplo, o contato com árvores raras em nosso município, quando noutro momento sombreavam grandes extensões de terra. É o caso do bacurizeiro e da castanheira, ainda encontradas mas raramente. É possível, entretanto, perceber muitos bacurizeiros que crescem em grandes extensões em algumas propriedades, ao lado de cupuaçuzeiros.

Comunidade Carrapixé
A expedição contou também com uma visita à Comunidade Carrapixé, que apresenta traços culturais distintos e interessantes, que pode compor um ponto de um possível itinerário cultural. Essa comunidade será alvo de uma pesquisa a ser realizada por um antropólogo da UFT, que faz parte de um projeto de reconhecimento dessa comunidade como remanescente de quilombolas. O mesmo será feito com as Comunidades Siriaco e Praia Chata.

Lavradores descascando mandioca
Em algumas propriedades nos deparamos com instrumentos e a prática da fabricação de farinha de mandioca. Trata-se de uma atividade laboral à qual se agregaram muitos elementos culturais, como a roda de descascadores, que contam histórias e socializam experiências e as formas específicas de se lidar com a mandioca até a torração. Na oportunidade discutimos com esses trabalhadores a importância dessas práticas e como são desvalorizadas pelos grandes empreendimentos, como a hidrelétrica de Marabá, que está prevista para inundar a região brevemente.


Praia no rio Araguaia

Pudemos ainda fotografar grandes extensões de praias no rio Araguaia, que podem compor um importante ponto de um itinerário turístico na região, prestes também a serem submersas por mais de um inverno seguido.
Texto: Francisco Sulo.

O CEJMS na Associação dos Idosos




O CEJMS esteve presente na sexta-feira, 30 de agosto, através do professor Sulo e do aluno Ian Mota, na programação da Associação dos Idosos local voltada para o folclore. O professor Sulo promoveu uma discussão sobre o que é entendido por folclore e relembrou com os presentes alguns elementos que ora parecem ausentes do contexto social.
Ian Mota e Profº Francisco Sulo
O aluno Ian Mota apresentou vários dos elementos do folclore do Norte e Nordeste e promoveu um diálogo proveitoso com os idosos presentes. Houve muita interação durante as apresentações e eles se dispuseram a trabalhar junto com a escola no sentido de promover os elementos do folclore presentes em nossa comunidade. Ficou estabelecida a importância da elaboração de um projeto conjunto para que essa divulgação do folclore ocorra em agosto de 2014.
Texto: Francisco Sulo.