Alunos presentes às atividades do Dia da Consciência Negra |
A Semana da Consciência Negra no CEJMS contou com a
realização de um debate sobre o sistema de cotas, realizado entre alunos do
ensino médio, estudos sobre escritores brasileiros abolicionistas, exibição de
vídeos sobre preconceito ao negro e palestras sobre assuntos relacionados à
temática geral da semana.
Os estudos sobre escritores brasileiros ocorreram na
disciplina de Língua Portuguesa, na área de Literatura, ministrada pela
professora Francisca Bezerra na 2ª série “A”. Alguns painéis foram expostos no
pátio da escola com imagens e informações sobre Machado de Assis, Castro Alves
e Cruz e Souza, dentre outros escritores que ou eram negros ou mulatos ou que,
ainda que brancos, demonstraram preocupação com o negro a partir dos
textos que produziam.
Já o debate foi realizado no dia 21, data clímax das
apresentações da Semana da Consciência negra no CEJMS. Antes do debate foram
realizadas, porém, duas palestras, além da exibição de vídeos com uma forte
mensagem contra o preconceito racial. A primeira palestra, ministrada pelo
aluno Ian Mota, da 3ª “A”, tratou da situação dos escravos brasileiros no
século XIX, a partir da leitura de um capítulo do livro 1808, de Laurentino
Gomes. A segunda palestra foi ministrada pelo professor Francisco Sulo,
centrada na intimidade da negra brasileira, a partir de leituras em Histórias
Íntimas, de Mary del Priore, e Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre. Entre
uma e outra o professor Antonio Marcos apresentou uma série de vídeos que
difundiam situações cotidianas envolvendo o preconceito contra o negro.
Profº Antonio Marcos |
O debate foi motivado pela discussão em torno do sistema de
cotas no Brasil. Alunos da 2ª série do ensino médio enfrentaram alunos da 3ª
série, em que cada lado era a favor ou contra o sistema de cotas, numa rodada
de argumentações que envolveram especialmente o fato de consistir ou não o
sistema de cotas numa pretensão de se fazer justiça aos negros após séculos de exploração
de escravos negros pelo branco no Brasil.
O júri (Juvenal, Adão e Ricardo) |
Ao final da apresentação o júri posicionou-se em favor das
argumentações da 3ª série, que foi contra o sistema de cotas, depois de tecer
muitos elogios às argumentações dos alunos da 2ª série, bravos que foram também
em suas argumentações.
As atividades desenvolvidas contaram com o amplo apoio dos
alunos do CEJMS, a maioria do ensino médio.
Texto: Francisco Sulo.