terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CEJMS comemora o Dia da Consciência Negra



Alunos presentes às atividades do Dia da Consciência Negra

A Semana da Consciência Negra no CEJMS contou com a realização de um debate sobre o sistema de cotas, realizado entre alunos do ensino médio, estudos sobre escritores brasileiros abolicionistas, exibição de vídeos sobre preconceito ao negro e palestras sobre assuntos relacionados à temática geral da semana.

 
Painel elaborado por alunos da 2ª "A"

Os estudos sobre escritores brasileiros ocorreram na disciplina de Língua Portuguesa, na área de Literatura, ministrada pela professora Francisca Bezerra na 2ª série “A”. Alguns painéis foram expostos no pátio da escola com imagens e informações sobre Machado de Assis, Castro Alves e Cruz e Souza, dentre outros escritores que ou eram negros ou mulatos ou que, ainda que brancos, demonstraram preocupação com o negro a partir dos textos que produziam.



Já o debate foi realizado no dia 21, data clímax das apresentações da Semana da Consciência negra no CEJMS. Antes do debate foram realizadas, porém, duas palestras, além da exibição de vídeos com uma forte mensagem contra o preconceito racial. A primeira palestra, ministrada pelo aluno Ian Mota, da 3ª “A”, tratou da situação dos escravos brasileiros no século XIX, a partir da leitura de um capítulo do livro 1808, de Laurentino Gomes. A segunda palestra foi ministrada pelo professor Francisco Sulo, centrada na intimidade da negra brasileira, a partir de leituras em Histórias Íntimas, de Mary del Priore, e Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre. Entre uma e outra o professor Antonio Marcos apresentou uma série de vídeos que difundiam situações cotidianas envolvendo o preconceito contra o negro.

 
Ian Mota (3ª "A")

Profº Antonio Marcos

O debate foi motivado pela discussão em torno do sistema de cotas no Brasil. Alunos da 2ª série do ensino médio enfrentaram alunos da 3ª série, em que cada lado era a favor ou contra o sistema de cotas, numa rodada de argumentações que envolveram especialmente o fato de consistir ou não o sistema de cotas numa pretensão de se fazer justiça aos negros após séculos de exploração de escravos negros pelo branco no Brasil.

 
Os debatedores
O júri (Juvenal, Adão e Ricardo)
Ao final da apresentação o júri posicionou-se em favor das argumentações da 3ª série, que foi contra o sistema de cotas, depois de tecer muitos elogios às argumentações dos alunos da 2ª série, bravos que foram também em suas argumentações.

 
As atividades desenvolvidas contaram com o amplo apoio dos alunos do CEJMS, a maioria do ensino médio.
Texto: Francisco Sulo.