terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vereadores na sala de aula

Vereador Jesus Tadeu sendo entrevistado por alunos da 2ª 'C'

Para dinamizar as aulas de Filosofia e Sociologia do quarto bimestre, que tratam de temáticas relacionadas à política e cidadania, dentre outras, o professor Francisco Sulo confrontou dois vereadores locais com duas turmas do ensino médio.




Alunos da 2ª 'A' entrevistam o vereador Marquinhos
Tratou-se de uma tentativa de se aproximar escola e políticos profissionais num contexto que transcendesse os períodos eleitoreiros e, ainda, como forma de informar melhor os alunos sobre as atividades dos legisladores.




A sistemática do confronto se deu depois de discutidos os temas de democracia e participação política na CF/88 em sala de aula. No tema democracia foi dada ênfase ao modo como se constituíram as relações democráticas no Brasil levando-se em conta o tipo histórico conhecido a partir da obra de Sérgio Buarque de Holanda como o “homem cordial”, que impõe os padrões de funcionamento da esfera familiar, caracterizada pelo paternalismo e a afetividade, aos espaços públicos. No tema participação política na CF/88 discutiram-se a proveniência popular do poder político e os dispositivos que favorecem a democracia direta. As perguntas direcionadas aos vereadores foram fundamentas nessas discussões e tinham como objetivo perceber o domínio técnico das informações constitucionais básicas sobre os direitos políticos por parte dos vereadores e, ainda, compreender até que ponto estão eles embebidos pela histórica cultura política brasileira denunciadora da atualidade do homem cordial.

Os vereadores foram escolhidos pelos próprios alunos e as perguntas não tinham o simples objetivo de desmascará-los, mas de servir para a compreensão de fenômenos políticos brasileiros importantes do ponto de vista de sua historicidade e permitir o contato entre alunos e políticos, em geral considerados em sua totalidade como corruptos e distantes do povo, exceto em época de eleição. 

Texto: Francisco Sulo

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Assistente Social faz palestra no CEJMS sobre o ECA.

A assistente social Evaneide Brito
A assistente social Evaneide Brito esteve no CEJMS na sexta-feira 08 de novembro para ministrar uma palestra sobre Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente.


Evaneide é ex-aluna deste colégio e, depois de formar-se em Assistência Social, área em que também atua no município, agora retorna ao CEJMS para contribuir com a formação dos pequenos.
Texto: Francisco Sulo.
Imagens: Jandysse Maura.

Passeio em Cabanas


No domingo 03 de novembro alunos da 2ª série “A” do CEJMS estiveram no povoado Cabanas, no município de Araguatins. A visita ao povoado ocorreu por intermédio da professora Solange Elizângela, que mora em Cabanas e esteve exercendo funções docentes no colégio por alguns meses. A visita ainda foi também motivada pelo interesse que a aluna Iraene tem em mapear e elaborar um roteiro turístico e cultural na região, tema de seu futuro projeto com o qual pretende concorrer a uma vaga no programa Jovem Deputado do Tocantins.

O povoado Cabanas, enquanto qualquer outro aglomerado humano, dispõe de características que se distinguem das demais comunidades rurais, a começar pela homogeneidade de sua composição – apenas cristãos que compartilham das crenças do grupo habitam a localidade. Semelhantes em muitos aspectos aos adventistas urbanos, distinguem-se destes pela indumentária mais conservadora e barba típica de certos grupos sabatistas, além da abstinência total de alimento de origem animal. A constituição da comunidade, isolada dos centros urbanos, obedece a uma perspectiva escatológica que compreende serão os cristãos genuínos num futuro próximo submetidos a relações em que terão que compactuar com a besta do apocalipse, a menos que estejam isolados a ponto de não dependerem dessas relações. Neste sentido, é provável que a autossubsistência seja uma alternativa válida para que o isolamento ocorra de modo mais efetivo.


Anualmente os moradores celebram a Festa das Cabanas, geralmente nos meses de setembro ou outubro, uma espécie de corresponde atual da Festa dos Tabernáculos dos hebreus, descrita no Antigo Testamento. A ocasião é propícia ao conhecimento mais aprofundado dessa comunidade, que em alguns aspectos lembra os Amish norte-americanos. Os sabatistas de Cabanas não têm, entretanto, aversão às tecnologias como os amish, que chegam a rejeitar o automóvel, inclusive.

Além dos aspectos sociais e de religiosidade que caracterizam os moradores de Cabanas poderíamos mencionar ainda a proximidade com o rio Araguaia e banhos em córregos que sangram a região. É possível ainda perceber um meio ambiente marcado pela presença de algumas árvores que contrastam com o babaçu que conseguiu sobreviver à preparação de terras para criação de gado.


A viagem dos alunos foi acompanhada pela coordenadora pedagógica Ivone Leal e o professor Francisco Sulo.
Texto: Francisco Sulo.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Feira de Conhecimentos/Cuidados 2013



Alunos presentes à palestra com o odontólogo

De 16 a 18 de outubro 2013, nas dependências do CEJMS, a partir das 10 horas da manhã do dia 16, iniciaram-se as atividades que constituíram a Feira de Conhecimento e Cuidados.  A diretora Cleucilene abriu a Feira dando boas vindas para todos os presentes e, em seguida, passou a oportunidade para a palestrante do dia, a enfermeira Fernúbia. A escola contou com a presença de pais de alunos e de alguns profissionais da saúde, como o odontólogo e enfermeiras.   
 
Enfermeira Fernúbia
As enfermeiras Fernúbia e Samara  ministraram uma palestra  com o tema: SAÚDE DO ADOLESCENTE, nos turnos matutino e vespertino, além de entregarem uma caderneta para os alunos de 13 a 16 anos. Ambas falaram ainda sobre o ECA, alimentação saudável, cárie dentária, orientando também o adolescente sobre conhecer o seu próprio corpo e como cuidar de si mesmo.
Odontólogo Pedro Neto
No 17 houve palestra nos três turnos com o odontólogo Pedro Neto, que falou sobre Higiene Bucal e Escovação Supervionada,  abordando os assuntos através de um slide, contando com os alunos para algumas demonstrações práticas. Para animar ainda os educandos o palestrante fez sorteio de alguns brindes que contemplaram muitos alunos presentes. 

No dia seguinte (18) houve palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids com a enfermeira Fernúbia.

A Feira foi de grande proveito para o alunado, pois grande parte participou fazendo perguntas, demonstrando, assim, interesse pelos assuntos abordados.

Dia Mundial da Alimentação Saudável

O CEJMS direcionou suas práticas educativas no dia 16 de outubro para a temática da alimentação saudável, a propósito do Dia da Alimentação Saudável.

O professor Antonio Marcos (História) ministrou aula multidisciplinar, com auxílio das tecnologias disponíveis na escola, para a 2ª série “C”, sobre a Pirâmide Alimentar, dando ênfase ao conceito de pirâmide alimentar, à distribuição dos alimentos e comparação entre a antiga e a nova pirâmide.

A professora Wanda Clea (Geografia) ministrou aula na 2ª série “B” voltada também para a Pirâmide Alimentar, com ênfase para a obesidade.
O professor de matemática, Paulo Sérgio, trabalhou na 1ª série “B” a temática sobre o reaproveitamento de alimentos e confecção de receitas a partir de cascas de frutas, algumas receitas confeccionadas pelos próprios alunos.
Profª Jandysse Maura com alunos do ensino fundamental
A professora Jandysse Maura, por sua vez, abordou os seguintes temas: enfermidades decorrentes da alimentação inadequada e transtornos alimentares, nas turmas do 6º ao 9º ano. A professora implementou o tema com a divulgação de vídeos, realização de debates e a confecção de trabalhos de colagens.
Profº Ronaldo
O professor de Língua Portuguesa, Ronaldo de Souza, privilegiou junto aos alunos das 3ª séries do ensino médio um estudo das rotulagens de alimentos, com o objetivo de esclarecer sobre o valor de calorias, as gorduras trans, glúten e os conservantes contidos nos alimentos. Os alunos trouxeram variados rótulos para serem analisados conforme os padrões da ANVISA.

Leuza (3ª 'B')

Luiz (3ª 'B')
As professoras Solange Elizângela (matemática) e Sueli de Sousa (Artes), desenvolveram suas atividades na 1ª série “C” e no 7º ano, respectivamente, falando sobre a importância da nutrição na adolescência, a partir dos seguintes objetivos: 1) abordar sobre os hábitos alimentares dos adolescentes, seus determinantes e suas consequências; 2) orientar quanto a melhor conduta alimentar na adolescência, caracterizada por intensas mudanças corporais e psicossociais; 3) o que é a adolescência; 4) necessidades nutricionais dos adolescentes; 5) perfil alimentar dos adolescentes; e 5) doenças relacionadas e dicas para uma alimentação adequada.
Profª Sueli
O professor Francisco Sulo (filosofia e sociologia), por sua vez, desenvolveu suas atividades na 2ª série “A”, com o foco voltado para as determinações legais envolvidas na alimentação escolar, seja do ponto de vista dos recursos que a compõe, seja da importância da composição, prevista em lei, de alimentos originários da agricultura familiar, que contribuem para uma alimentação mais saudável no interior da escola.
Profº Francisco Sulo

Houve uma participação ativa dos alunos em todas as aulas voltadas para a temática.