terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alunos do CEJMS executam projeto Praia Limpa


Nos dias 06 e 13 de outubro foi executado na praia Bacuri Grande o projeto “Praia sustentável” por alunos do CEJMS, também responsáveis pela elaboração do projeto. A ação foi direcionada a compensar o mau uso das praias do rio Araguaia na temporada de veraneio 2013 pelos cidadãos esperantinenses, como também a negligência da Prefeitura em proceder à limpeza das praias depois da temporada.



A execução do projeto consistiu em reunir o lixo produzido pelos banhistas em todo o decorrer da temporada de veraneio – que não foi pouco, pois os alunos precisaram trabalhar em dois domingos consecutivos – e transportá-lo de canoa para a margem de cá do rio.


O aluno Lucas Matos, um dos mentores do projeto, informou à edição do blog do CEJMS que a Prefeitura já recolheu o lixo reunido às margens do rio.



O projeto contou com a presença de muitos alunos, de várias turmas, que providenciaram camisetas personalizadas e se esforçaram num trajeto de 5 km de bicicleta nos dois fins de semana em que as ações foram executadas. 

A ação foi acompanhada também pelo professor Ronaldo, de Língua de Portuguesa.
Texto: Francisco Sulo.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CEJMS comemora Dia do Professor

Equipe docente-administrativa e ASGs do CEJMS
O corpo docente-adminstrativo e auxiliares de serviços gerais do CEJMS comemoraram o Dia do Professor na noite do dia 15 de outubro.

A reunião de comemoração consistiu de um jantar para toda a equipe escolar presente, antes do qual foram apresentadas mensagens de estímulo ao exercício da profissão e felicitações ao esforço docente apresentado por todos.

Lucas Matos (3ª 'B')
Houve também apresentações musicais em homenagem aos professores feitas pelo aluno Lucas Matos, da 3ª série “B”, e pela coordenadora pedagógica Maria Genecy.
Coord. pedagógica Mª Genecy
Texto: Profº F. Sulo.
Imagens: Profª Jandysse

1ª 'C' homenageia professores


A 1ª série ‘C’ do ensino médio realizou na terça-feira, 15/out, uma festa em homenagem ao Dia dos professores.

A festa contou com a presença da maior parte do corpo docente, que ouviu lisonjeado, as homenagens dos alunos presentes, representados pela líder Elisângela, a vice-líder Ana Flávia e o aluno Gilmar.

Elizângela, Ana Flávia e Gilmar
Depois das homenagens houve um coquetel providenciado pela turma.

Texto: Profº Francisco Sulo.
Imagens: Dir. Cleucilene.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Calculando no CEJMS


Profª Solange Ellisângela e os finalistas do Calculando 2013
Aconteceu no dia 12 de Setembro de 2013, quinta-feira, no CEJMS, a culminância do projeto Calculando, organizado pelos professores de Matemática: professora Solange Ellisângela, professor Êmerson e o professor Paulo, tendo como participação especial a presença do professor Janiel e a coordenadora do projeto dona Genecy. O projeto teve como objetivo principal desenvolver o raciocínio lógico matemático bem como permitir que os alunos sentissem-se capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam no dia a dia e de tomar a iniciativa para resolvê-las de modo independente.

Ian Mota, apresentador, e o corpo de jurados: Profº Antonio Marcos, Profº Paulo Sérgio e Profº Janiel
O projeto aconteceu em duas etapas, sendo uma eliminatória dentro da sala de aula, de onde saíram 2 vencedores de cada turma. Concorreram na culminância do projeto, o primeiro nível, 6º e 7º ano, o segundo nível, 8º e 9º ano e o terceiro nível 1º, 2º e 3º ano do ensino médio entre si, tendo como vencedores os alunos: 

1º nível:1º lugar: Deyvisson Souza da Silva,
2º lugar:Wenderson D. Silva Bento
3º lugar:Creane Brito de Sousa    

2º nível:1º lugar:Wilson Ferreira de Alencar Junior
2º lugar:Lucas Silva Santos
3º lugar:Clarisse Lima Santos

3º nível:1º lugar:Roseane Queiróz
2º lugar:Jusciléia Pereira Silva
3º lugar: Wnielson Negreiros Oliveira
    
Alunos presentes ao Calculando
Parabéns a todos e desde já agradecemos a presença de todos que colaboraram e participaram para o sucesso deste projeto.

Escrito pela professora Solange Ellisângela Menezes.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O CEJMS no festejo dos Siriaco


Chegada da procissão de barcos

Uma manhã chuvosa interrompe os ensolarados dias que se sucederam até 07 de setembro. É manhã, e o dia que sucede ao aniversário da Independência do Brasil traz com a chuva uma procissão de barcos que sobem o curso do rio Araguaia à localidade conhecida por todos nós como Siriaco – é o festejo de Nossa Senhora de Nazaré, que mais uma vez se realiza às margens do Araguaia, reunindo uma grande família e seus amigos que chegaram a esta região ainda nos anos 1920.

O acompanhamento da realização do festejo neste ano foi uma iniciativa da aluna Iraene, da 2ª série do ensino médio do CEJMS, que pretende reunir informações sobre a religião, a cultura e o valor turístico da região do extremo Bico do Papagaio com o objetivo de elaborar um projeto com o qual possa concorrer ao programa Jovem Deputado do ano que vem. Sua atitude é espelhada no aluno Ian Mota, da 3ª série “A”, escolhido jovem deputado através de um projeto que tratava da importância da ética aplicada à tecnologia. Acompanharam a aluna Iraene o aluno e deputado jovem Ian Mota, o professor de História do CEJMS, Antonio Marcos, e o senhor Juvenal, que há anos auxilia a escola em algumas atividades.
Os alunos Ian Mota e Iraene
A família Siriaco chegou a essa porção do Bico nos idos de 1920, sendo a atual geração realizadora da festa a terceira, que se refere aos pioneiros como avós. Eles são oriundos da Terra Indígena Mãe Maria, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, no estado do Pará, homologada em 20 de agosto de 1986, pelo então presidente José Sarney.[1] Os avós teriam vindo pra cá atraídos pelas matas de feição amazônica, que abrigam sob suas folhagens terras férteis para a agricultura de subsistência. A cidade de Marabá, posto de intercâmbio dessa família, distava da região dois dias de viagem de canoa. Lá se vendiam os produtos cultivados nesta porção do antigo Goiás para se adquirirem produtos próprios da cidade paraense. Aqui se caçava, pescava, cultivava a mandioca e o arroz, atividades para as quais estavam também dispostas as mulheres, que também quebravam coco babaçu.

Segundo uma entrevistada, a festa teve origem numa circunstância relacionada a um parto e, contando apenas com canoas no início, hoje a procissão dispõe de inúmeros barcos enfeitados que se aproximam ao som de fogos. Ao aportarem nas terras tocantinenses, são recebidos com faixas destinadas a saudarem especialmente a homenageada, Nossa Senhora de Nazaré. São realizadas orações fervorosas à padroeira, próxima de cuja imagem se posicionam os juízes, escolhidos anualmente para cada edição do festejo.
A padroeira e os juízes
A família Siriaco, hoje dispersa, habita a sede do município de Esperantina, Marabá e outras localidades. Negros de feições indígenas, sua trajetória nesta região os torna também importantes do ponto de vista da reconstituição histórica dos aspectos de formação em geral do próprio extremo Bico do Papagaio. Por estarem aqui há quase um século, puderam presenciar, inclusive nas últimas décadas do século XX, eventos como a Guerrilha do Araguaia e a presença de grileiros que pretendiam apossar-se dessas terras. No que diz respeito à guerrilha, puderam abrigar aqui famílias assustadas com os eventos, com medo da polícia ou dos “terroristas”. A menção inocente a terroristas pode dar indícios de como uma mentalidade avessa à esquerda comunista foi construída durante a ditadura militar para impedir que os populares lhes fossem simpatizantes. Sobre os grileiros, mencionam os mesmos nomes já ouvidos de outros antigos moradores que aterrorizaram a região fazendo pressão para lhes tomarem as terras.

Essas informações sobre os Siriaco vão juntar-se a várias outras sobre famílias da região e os aspectos culturais, religiosos e sociais relacionados a elas, para comporem uma proposta de itinerário turístico, cultural e religioso a ser elaborada pela aluna Iraene.

Boa sorte a ela.

Texto: Francisco Sulo.
Imagens: Profº Antonio Marcos e Ian Mota.