sábado, 31 de agosto de 2013

CEJMS realiza IV Conferência InfantoJuvenil do Meio Ambiente



O Colégio Joaquina Maria realizou nesta quinta-feira, 29 de agosto, a IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que teve por tema “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”. A conferência, de iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação “é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.”[1]

Comissão organizadora
Apesar de o CEJMS haver realizado a Conferência depois do prazo inicial (Abril) foi possível apresentar um projeto voltado para a temática “água” em suas relações com a destruição das culturas locais, o que se dará com a construção da hidrelétrica de Marabá, prevista para iniciar em 2015. O projeto, que tem por tema “Água que destrói”, pretende auxiliar as comunidades ribeirinhas e a comunidade esperantinense em geral no que diz respeito a assumirem seus valores culturais e refletirem sobre como o projeto de geração de energia submergirá essas culturas diversificadas, além dos efeitos sobre o ecossistema mantido no vale entre os dois rios na altura do extremo Bico do Papagaio. Uma outra intenção do projeto é inquietar as comunidades locais para se mobilizarem em favor dos registros de seus imóveis, uma vez que a construção do empreendimento parece já pular algumas etapas de sua realização e a questão de regularização fundiária do município está ainda pendente. O projeto, que foi aprovado em plenária na Conferência, será objeto de um processo de divulgação denominado educomunicação.


A Conferência contou com a participação ativa de alguns estudantes, inclusive na condição de palestrantes, como foram os casos dos delegados eleitos Gustavo Leite e Creane. Os alunos Ian Mota (deputado jovem) e Lucas Matos também palestraram discorrendo sobre temas que envolveram o tema água. A palestra principal ficou a cargo do representante da APA-TO, Joao Palmeira, que apresentou de forma abrangente informações sobre os impactos que a hidrelétrica de Marabá ocasionará ao Norte e em especial ao município de Esperantina. Houve ampla participação da plenária, sobretudo na discussão do projeto “Água que destrói”.

A Com-Vida, comissão responsável pela implementação de políticas ambientais no município a partir da escola, conta atualmente com a participação de professores, alunos, representantes da comunidade de instituições presentes no município.

Texto: Francisco Sulo.


[1] <http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-29-37/2012-05-30-19-17-24> Acesso em 31/08/2013.